17/11/2010

O GRANDE MAL DO SÉCULO

Qual será o grande mal deste século? Com certeza será aquele que matará um número maior de pessoas. Entre os concorrentes ao primeiro lugar estão as drogas, a guerra no trânsito e a depressão. Uma briga de Titãs, onde seres humanos perdem suas vidas, dignidade e decência. A desestrutura familiar, pessoal, problemas na educação, insegurança, imaturidade, irresponsabilidade, ausência de valores, falta de ideal, modismo, ou simplesmente por não saber o que fazer com a própria vida, são apontados como os grandes vilões na história das drogas. Drogas são substâncias químicas e, em grande parte, responsáveis pela violência que assola o Brasil. Entre as drogas o Crack tem se demonstrado a mais devastadora devido a rapidez com que causa dependência e degeneração físico e mental, levando rapidamente seu usuário a morte. Por um motivo ou por outro, o Crack está se tornando a maior de todas as “epidemias”. Mas tem quem pense que o mal do século seja a depressão e ansiedade. A melancolia do passado sobreviveu ao tempo, passeou pelo medievo com o nome de “loucura” e chegou ao nosso século. Quem ainda não tomou remédio para esse mal? O problema se tornou grave por não haver diferenciação entre quem realmente tem necessidade de química para regular seu humor, e quem está apenas triste. Por isso, um número cada vez maior de pessoas apostam em antidepressivos para encontrar a felicidade. Um remédio e pronto, tudo estará resolvido. Mas, no mundo do artificial, onde o ser humano uniu-se de forma parabiótica a máquina, e se tornou Ciborg, a alegria também tende a se tornar igualmente artificial, movida por drogas, bebida alcoólica e antidepressivos, e, é claro, Viagra. E o que dizer da guerra diária?! Quem não se sente um sobrevivente no final do dia ao chegar em casa? Ufa! Cheguei! Não é assim mesmo? O Brasil produz o equivalente a uma cidade de mutilados do trânsito quase que diariamente. Uma verdadeira carnificina divulgada diariamente nos jornais de todo Brasil. Para piorar a situação, o governo brasileiro acredita que vai resolver o problema criando novas leis. Criar leis é fácil, o difícil é encontrar quem as cumpra. O lamentável da história é que a situação está para piorar, pois aumenta a cada ano o número de carros, de motos, de drogados e, sobretudo, de infelizes em busca da tal felicidade.
Eliani Gracez Nedel

3 comentários:

André Lima disse...

O grande mal de nosso século foi, e continua a ser, o comunismo, que aliás é o grande fomentador de alguns dos males citados no texto.

Marcelo Pareja disse...

Desculpe respeito sua opinião André, mas não concordo. O maior mal de todos os tempos é o capitalismo desenfreado, que leva as populações a se enxergarem e serem tratadas até mesmo pelos próprios governos como meros consumidores descartáveis das empresas.
Este capitalismo faz com que os governos, não cuidem de suas populações como deveria.
Corrompidos pelo dinheiro os governos esquecem de seus povos, se ajoelham para as empresas e fazem quase tudo o que elas desejam.

Ulrich disse...

Algo para ser uma solução aceitável para os problemas do mundo deve ser aplicável a TODA a humanidade. Aí temos duas visões atuais:
1) O primeiro mundo: riqueza material e talvea até espiritual para todos. Isso é impossível pois com a nossa ganância irresistível é impossível criar esse mundo para os bilhões de pessoas;
2) O terceiro mundo: esse é possível mas não é desejável, pois significa limitações muito fortes para todos.
O que fazer? Ora, no meio dos dois está o segundo mundo!! Esse é a solução. Uma vida saudável e equilibrada para todos mas com fortes restrições aos exageros, acumulação de riquezas, etc.